EMPRESA
 
CURSOS

CURSOS ABERTOS

 
NOTÍCIAS
 
CONTATO


LINKS

 

 

 

 

 

 

      CFAE


Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Emergências

 
>>NOTÍCIA inserida nesta terça-feira - 21/07/2009  -  20h
45

Boa sinalização pode evitar tragédias em casos de incêndio

A proteção à vida humana deve ser sempre considerada no projeto de uma edificação.

A inclusão de medidas de prevenção e de extinção do incêndio, e principalmente meios de sinalização que permitam a rápida evacuação dos ambientes em chamas, devem ser conscientemente analisados por projetistas e proprietários.

Condições específicas da obra (porte da edificação, número de usuários e tipo de utilização), exigências do poder público, recomendações das normas técnicas do setor: tudo deve ser levado em conta.

Como a segurança contra incêndio é um problema complexo, a sua solução também tem uma certa complexidade.

Como primeiro passo, deve-se resolver a questão da prevenção, visando minimizar o risco de surgimento do incêndio.

Depois, considerando que o incêndio ocorreu, limitar o seu crescimento, dotar o edifício de meios para o combate inicial, limitar sua propagação, garantir os meios de fuga para sua população, limitar a propagação para edificações vizinhas, prevenir a ocorrência do colapso estrutural (já que o incêndio tem a capacidade de promovê-lo).

Por último, estabelecer os meios para que o combate do Corpo de Bombeiros ou de uma brigada profissional possa ter sucesso.

Além dos cuidados de prevenção contra incêndios, é preciso manter rotas de fuga e equipamentos de contenção das chamas sempre bem sinalizados.

A falta de clareza nesse tipo de sinalização pode contribuir muito para o agravamento das conseqüências de um incêndio.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou duas novas normas relacionadas à segurança contra incêndio, as:

NBRs: 13434-1 e 13434-2, que substituem a antiga NBR 13434.

A NBR 13434-1 traz 15 páginas que abordam os requisitos exigíveis que devem ser satisfeitos pela instalação do sistema de sinalização de segurança contra incêndio e pânico em edificações. Já a NBR 13434-2, de 23 páginas, aborda os símbolos utilizados no sistema de sinalização, definindo suas formas e dimensões e padronizando, inclusive, as cores da sinalização.

Para adquirir gratuitamente as publicações NBR 13434-1 e NBR 13434-2, clique nos respectivos botões abaixo:

 

Voltar para NOTÍCIAS


Desenvolvimento: CFAE© Informática - Uberaba/MG - Todos os direitos reservados